Tempo de leitura: 5 minutos
Na artigo anterior sobre lógica(Parte 1) falei sobre algoritmos e instruções de controle.
Neste você aprenderá o conceito de variáveis, constantes, tipos de dados e operadores.
Sobre Variáveis
Variáveis e constantes são os elementos básicos que um programa manipula. Uma variável é um espaço reservado na memória do computador para armazenar um tipo de dado determinado. Variáveis devem receber nomes para poderem ser referenciadas e modificadas quando necessário.
Ou seja, variáveis precisam de nomes(identificadores) para podermos acessa-las através do nosso programa. No artigo passado você pode ter percebido que usei a variável voz que armazena o resultado da validação e a variável text que armazena a mensagem de acesso negado ou de boas vindas ao sistema.
O nome da variável é o programador que escolhe, ele deve ser formado por uma letra ou então por uma letra seguida de letras ou dígitos.
As boas práticas de programação recomendam que na escolha de um nome para uma variável deve-se dar um nome significativo e que comece com letra minúscula, para que se possa, mais facilmente, ter idéia do seu conteúdo. Por exemplo, com o nome vozCapturada já se tem uma ideia que essa variável deve armazenar os dados referentes a voz capturada. Agora imagine se o nome dessa variável fosse somente vc, não se sabe(pelo nome) o que essa variável armazena, então teríamos que analisar o código do programa até chegar nessa variável para se ter uma ideia da sua real função. Com o exemplo ficou mais claro, não foi? =)
Sobre Constantes
Constante é um determinado valor fixo que não se modifica durante a execução de um programa. Pode-se dizer que são variáveis de valores fixos(não mudam), por isso se chamam constantes rsrs
As boas práticas de programação recomendam que o nome escolhido para uma constante deve estar todo em maiúsculo. Exemplo, MAX_VALUE.
Sobre Tipos de Dados
Como falado anteriormente, constantes e variáveis armazenam dados. Na maioria das linguagens de programação é necessário especificar o tipo de dado que elas armazenam, pois os tipo ocupam diferentes tamanhos de espaços na memória do computador.
Abaixo segue uma tabela dos tipos de dados na linguagem C:
Esses tipos de dados se encontram na maioria das linguagens, podendo variar a tamanho(em bytes) e a nomenclatura dependendo da linguagem, por exemplo em Pascal o tipo INTEGER(“int” na linguagem C) ocupa apenas 2 bytes.
Uma pergunta que você deve esta se fazendo é do porque o tipo char varia de 0 a 255 se na verdade deveria ser caracteres(A~Z e 0~9). A resposta é que cada caractere do seu teclado tem uma representação numérica, a tabela que as representam é chamada de ASCII(coloque no google e veja os valores ^^).
Sobre Operadores
Os operadores são meios pelo qual incrementamos, decrementamos, comparamos e avaliamos dados dentro do computador. Temos três tipos de operadores:
- Operadores Aritméticos
- Operadores Relacionais
- Operadores Lógicos
Os operadores aritméticos são os utilizados para obter resultados numéricos. Além da adição, subtração, multiplicação e divisão, podem utilizar também o operador para exponenciação.
A representação simbólica de alguns operadores pode variar de uma linguagem para outra.
Os operadores relacionais são utilizados para comparação.
Os operadores lógicos servem para combinar resultados de expressões, retornando se o resultado final é verdadeiro ou falso. A tabela abaixo mostra todos os valores possíveis criados pelos três operadores lógicos (AND, OR e NOT).
Legenda: T = true , F = false
Esses operadores também costumam ter representações simbólicas na maioria das linguagens, sendo eles && (AND), || ( OR ) e ! ( NOT ).
Pronto, agora vamos a um exemplo de código na linguagem C que revise o que aprendemos aqui 😉
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(){ int altura; int peso; float imc; printf("Digite seu peso em kg: "); scanf("%d", &peso); printf("Agora digite sua altura em cm: "); scanf("%d", &altura); imc = peso / ( (altura * altura) / 100 ); if( imc < 17 ){ printf("Voce esta muito abaixo do peso!"); printf("O senhor ta passando fome? Va se alimentar!"); } if(imc >= 17 && imc <= 18,49){ printf("Voce esta abaixo do peso! :("); } if(imc >= 18,5 && imc <= 24,99){ printf("Voce esta no peso ideal =D"); } if(imc >= 25 && imc < 29,99){ printf("Voce esta acima do seu peso! :("); } if(imc >= 30){ printf("Voce sabia que o senhor eh um obeso? e.e"); printf("Procure um nutricionista e um educador fisico!"); } }
Bom, no programa que criamos acima, pedimos ao usuário que nos diga seu peso, em seguida sua altura. Note que armazenamos esses valores nas variáveis peso e altura respectivamente, as quais foram declaradas anteriormente como sendo do tipo int(inteiro). Então com o peso e altura calculamos o imc que nos permite saber se o usuário esta no seu peso ideal ou não.
*OBS: O Programa acima é somente para fins didáticos, ele pode ser melhorado e encurtado rsrs.
*OBS.2: Meu objetivo aqui não é fazer você aprender a linguagem C e sim entender a lógica de programação, por isso não expliquei o código detalhadamente.
Há muito mais a se estudar sobre lógica, mas esse é o básico =)
Link permanente
Cara, adorei o post 🙂
Essa parte da lógica eu já manjava, agora só estou esperando as próximas aulas.
=D
Link permanente
Boa, vai ajudar a muitos que estão querendo aprender a programar 🙂
Link permanente
Vlw Bruno, espero realmente que ajude ;D
Link permanente
Show Pedro, mais estão por vim =)
Link permanente
Olá Filipe, estou acompanhando suas postagem (Intro 1 e Intro 2 de programação), mas eu gostaria de saber, se para eu continuar a acompanhar as postagem, se eu deveria já saber algo sobre o assunto, pois me senti um pouco perdido em relação ao Pascal, códigos, essas coisas, pois não sei muito bem o que são isso e.e.
Eu deveria estudar ao por fora ou essas minhas duvidas serão sanadas mais a frente?
Link permanente
Oi Gabriel, tudo bom?
Ótima pergunta, pois acaba que sendo uma dúvida de muitos que estão começando realmente do zero.
Nesses 2 artigos, meu objetivo não foi ensinar a programar ainda, e sim fazer você entender a lógica de programação e como funciona =)
Se você acompanha meus emails, deve saber que estou trabalhando em um programa online e exclusivo. Nesse programa, onde te ensinarei de A a Z tudo sobre cheating, não vai ser preciso muita coisa além do material que estou desenvolvendo ^^. Mas caso não tenha interesse e queira somente acompanhar meus artigos que publico aqui, então lhe recomendo ir atras de conteúdos complementares e aprender um pouco mais sobre programação por si só, pois não será o suficiente rs
Qualquer duvida estarei a disposição, abraço!
Link permanente
Hum, entendi, nesse caso continuarei na sua cola para aprender mais e mais hehe.
PS: Ótima iniciativa de sua parte, ajudar aqueles (EU *-*) que querem aprender a programar, muito obrigado o/
Link permanente
ate agora tu só trazendo coisa que estão alastrada pelo mundo interligado porém quem quer aprender vai atras igual escola o aluno que esforçado tira nota a oposição sofre sempre no final do ano letivo …
Porem tinha a ideia que tu ia postar projetos seus …
Vlw’s e Flw’s
Link permanente
So fala merda vc cara , ate aq vc vem poluir.
Desde o Inicio a ideia do Lipinf era começar do 0 ate um nível mas avançado.
Link permanente
I am not sure where you’re getting your info, but good topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this information for my mission.
Link permanente
Não tenho o que dizer… ah não ser, ótimo!
Muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos de uma forma simplória e dinâmica sobre o assunto e ao mesmo tempo completa.
Link permanente
Esqueci de fazer uma pergunta rsrs
o Dev trabalha da mesma forma que o delphi? e qual melhor para criar cheats?
Agradeço
Link permanente
Oi Yori, tudo bom? = ]
Dev C++ e Delphi sao IDEs diferentes e possuem compiladores diferentes, afinal trabalham com linguagens diferentes. Quanto a criação de cheats eu considero C e Pascal(delphi) as 2 melhores linguagens para tal fim, a escolha da linguagem vai por qual você tem mais familiaridade ;D
Obrigado pelo comentário, abraço!
Link permanente
Vendo essas instruções me lembra um pouco de HTML haha(pena que parei na metade do curso ‘-‘)
Haha muito bom, desde já agradeço por ter destinado um pouco do seu tempo a nós ;D
Link permanente
Obrigado, Jinton =]
Link permanente
oi meu nome e alex eu tenho muita votade aprender programaçao
mais nao consigo entender nada como eu devo começa para que eu me adapite mais eu ja andei treinado em fazer codigos em c++
mais ai eu fiquei pensando como eu uso este codigos para criar meus apricativos porque so mostra como fazer com compilador
ai nao sei como usar para criar um apricativo
qual programa a se usar sem ser o compilador
Link permanente
Cara ! Muito bem explicado
Muito obrigado pela simplicidade com que você ensina
È isso que eu estava procurando,
Parabéns !
Link permanente
Muito obrigado pelo seu comentário, Khaled.
Um forte abraço!
Link permanente
Muito Bom Felipe! Parabens super explicado e facil de entender..
Link permanente
Caro Filipe ,
Que site espetacular! Consegui entender tudo em todos os assuntos que li! Obrigado por existir !
Link permanente
Curti bastante os dois artigos sobre lógica de programação. Explicou bem sintetizado e muito bem, condiz com os princípios que me foram passados pela faculdade haha. Parabéns a Felipe, sua ideia de compartilhar seu conhecimento é sensacional.
Link permanente
Obrigado, Guilherme. Fico realmente contente com seu comentário!
Link permanente
Gostei da matéria, e também bem detalhada parabéns por compartilhar seu conhecimento.